SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 junho 2016

Pergunta e Resposta

16 junho 2016 1 Comentários
NA SEQUÊNCIA DE DOIS TEXTOS – ONTEM ACERCA DA ASSEMBLEIA GERAL E HÁ ALGUNS DIAS ACERCA DE MARCOLINO BRAGANÇA – UM LEITOR FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO.


«Caro Alberto Miguens. Se o clube nem tinha sede para guardar redes e balizas como conseguia fazer assembleias gerais? Estranho!
                                                                           Luís Barreto»

Não é assim tão estranho
Há alguns anos sabia que o Clube, com Sede e Vida em Belém, utilizava instalações mais centrais na Baixa da cidade. O que tinha lógica. Por haver maior acessibilidade e por previsivelmente serem maiores instalações com condições para receberem dezenas de associados. 



E depois a Gloriosa História não tem segredos
Sabia porque Mário de Oliveira e Rebelo da Silva escreveram acerca disso e pude confirmar em jornais da época. Eis um exemplo:

Reprodução de parte da página 38 da História do SL Benfica (1904-1954); volume I; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; Lisboa; 1954 - 1956
Há poucos anos descobri o porquê daquela morada...
É que era a Sede da “Associação do Bem” formada por ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, havendo desde a fundação do “Glorioso”, até antes dela, fortes ligações entre estas duas instituições.

Digitalização com o apoio de Hélder Tavares, dedicação sem paralelo ao arquivo de documentação relacionada com casapianos e com o Casa Pia AC 

Também não muito longe ficava o consultório do dr. Januário Barreto
Que foi o primeiro presidente de Direcção, segundo em cronologia pois José Rosa Rodrigues foi presidente da Comissão Administrativa.

Digitalização com o apoio do dedicado Hélder Tavares

E no consultório do marido “dava” (vendia) consultas a dra. Carolina Beatriz Ângelo
Grande personalidade de Portugal que já teve um texto dedicado à sua nobre figura (clicar).


É assim o Benfica!

Alberto Miguéns


NOTA: Incrível a coincidência. Sabia que este blogue tinha como leitor um dedicado Benfiquista de Peniche (António Barreto) eis uma pergunta feita por um outro Barreto (Luís) que leva a outro Barreto (Januário). Ou o Mundo é pequeno, ou o Benfica é muito Grande!
1 comentários
  1. Alberto já andam a propagar no fórum invertebrado que o clube tem mais campeonatos em vez dos 18 juntando os campeonatos de Portugal.

    HAJA PACIÊNCIA!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: