SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 julho 2016

1 de Maio de 1949

23 julho 2016 5 Comentários
O GRANDE TORINO CHEGOU A LISBOA DOIS DIAS ANTES DO JOGO. 


O encontro realizava-se a 3 de Maio e o AC Torino chegou a Lisboa no dia 1.º de Maio.



Pisaram solo português pelas 17 horas
A previsão da chegada do avião italiano ao Aeroporto da Portela era pelas 16:30  horas mas o voo sofreu um atraso de meia-hora. A esperar a delegação do simpático clube estavam dois responsáveis Benfiquistas, incluindo o presidente da mesa da assembleia geral, António Ribeiro dos Reis. Que orgulho no Benfica! Neste Benfica! 


Passaram pelo Estádio Nacional
Com hotel alugado no Estoril onde pernoitariam três noites - de 1 para 2, de 2 para 3 e de 3 para 4 - a comitiva, entre o aeroporto e a simpática vila (se Cascais é vila, o Estoril também deve ser) passou pelo Estádio Nacional, local do jogo, onde a Imprensa noticiou que "passearam na tapete verde" e ficaram bastante agradados com o Estádio tal como todo a espaço envolvente ao seu redor. Depois seguiram para o Estoril. Talvez o melhor plantel de Futebol do Mundo em 1949!



Os dirigentes do Benfica acompanharam os italianos
E ficou desde logo estabelecido que poderiam ser feitas três alterações de futebolistas até ao início da segunda parte, excepto o guarda-redes que podia ser substituído quando os respectivos treinadores entendessem.



A Bola; Primeira página e página 4; 2 de Maio de 1949

Instalados no "melhor hotel do Estoril"
Hotel do Parque que até dava para desentorpecer no campo da Amoreira. Profissionalões! Grande Equipa!



Bem-vindo Grande Torino!

Alberto Miguéns

NOTA: Espero que o texto de hoje tenha a dignidade e respeito que o Grande Torino merece de todos nós. Infelizmente só poderei acrescentar mais informação relevante - "O Século", "Diário de Notícias", "Diário da Manhã" e "Diário Popular" - referente a este primeiro dia, bem como para os restantes, do Grande Torino em Portugal, no início da próxima semana pois segundo a Biblioteca Nacional "o habitual período de férias de Verão não permite fazer as cópias dos jornais microfilmados de um dia para o outro"! A culpa é minha que devia ter previsto esta situação atempadamente.  

Diário de Lisboa; 
Página 4; 
2 de Maio de 1949

(clicar em cima para visualizar com mais qualidade)


5 comentários
  1. Falar do Torino é falar sempre de um episódio de grande sentimento.
    Este ano a Eusébio Cup será especial. Um dia para recordar em comunhão.
    Espero que seja um grande espectáculo de futebol e que a Direcção prepare algo digno da memória de Eusébio e do Gran Torino.
    Realmente os Italianos devem ter arregalado os olhos com o Estádio Nacional. Em Itália já na época existiam grandes estádios mas tão bonitos certamente que não.
    Curioso chegaram a Lisboa ao final da tarde e morreram em Turim ao final da tarde. À mesma hora como o Alberto nos dirá certamente.
    Belo modelo para evocar um grande equipa. Foram generosos, elegantes de enorme classe. A morte veio tão cruel e abrupta. Fez deles anjos do futebol. Para sempre jovens. Para sempre campeões. Que descansem em Paz na companhia do nosso Eusébio e do nosso Chico Ferreira.

    ResponderEliminar
  2. Nuno Fernandes23 julho, 2016 10:01

    Este é um jogo de grandes emoções!
    Penso que é o jogo que todos os Benfiquistas queriam ver...
    Já devia ter sido feito a maus tempo, mais vale tarde que nunca!
    Vai ser um espectáculo, magnífico,fantástico, como o nosso grandioso e belo SL ♡ BENFICA!
    Obrigado Alberto, serviço público...
    Tricampeões, nós somos Tricampeões!
    R.I.P. TORINO

    ResponderEliminar
  3. E o Mazzola filho ganhou uma Taca dos Campeoes Europeus por o Inter em 63 nao foi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Ganhou duas.

      Em 1963/34 frente ao Real Madrid e em 1964/65 frente ao Benfica...em Milão. Vergonhosa. Para serem Bicampeões (e ultrapassarem o AC Milan em 1962/63 frente ao Benfica em Wembley) tiveram de jogar em casa com o SLB. Do que se foi lembrar.

      Já me pôs possesso!

      TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Peco desculpa.Ja agora fica aqui um facto engracado que nada tem a haver com o post ou o SLB.o Exeter City foi o prineiro adversario da seleccao do Brasil a 21 de julho de 1914.Eu sou so do SLBenfica mas existem certos clubes por este mundo fora que eu gosto e o Exeter City e um deles.Pode ser que esta pequena curiosidade que devolva um sorriso Sr.Alberto.TRIsaudacoes para si tambem.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: