SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 agosto 2016

Entre o Dever e o Haver

10 agosto 2016 0 Comentários
ENTRE O JOGO DA SUPERTAÇA E A ESTREIA NO CAMPEONATO NACIONAL.


Todos sabemos que até 31 de Agosto de 2016 muito se vai passar no (re)construção dos plantéis. Por isso nada se sabe, ou pouco se sabe, acerca do que será o Glorioso Futebol 113 (2016/17). Mas nesta semana (ainda) sabemos como é.

(clicar em cima da imagem para obter melhor definição)



A equipa n.º 5 150 foi sólida face ao SC Braga e será frente às outras
Ainda que vulnerável em termos absolutos, ou não estivéssemos em início de temporada. Há um misto de experiência (consolidação) e juventude (irreverência para afirmação)

Ei-los. Da esquerda para a direita. De cima para baixo: Júlio César, Mitroglou, Fejsa, Lindelöf e Luisão (capitão); Semedo, Horta, Jonas, Cervi, Grimaldo e Pizzi

Luisão
O capitão tem 14 temporadas de Manto Sagrado, desde 2003/04. Chegou um miúdo, fez-se um homem. Ainda teve aí umas pré-temporadas em que andou de ameaço em ameaço, acalmou e agora é o esteio do "Glorioso": 46 526 minutos, 532 jogos, 362 vezes a capitanear o Benfica, 46 golos. Apenas cinco campeonatos (em 13) e apenas duas Taças de Portugal (em 13 temporadas) mas neste aspecto a "culpa" não é dele! Décimo jogador com mais minutos a honrar o Manto Sagrado (a 1 173 minutos - cerca de 13 jogos completos - de Cavém e a 3 538 minutos de Sheu, pouco mais de 39 jogos completos para ser oitavo com mais minutos). Décimo primeiro com mais jogos, a nove de Cacém (541), e dezoito de Toni (550). Mais 34 vezes capitão que Coluna (328), 40 que Veloso (322) e mais 65 vezes que Francisco Ferreira (297). Só nos títulos é quase uma inexistência na Gloriosa História: sete a sério - cinco campeonatos nacionais no grupo dos 31.ºs (clicar) e duas Taças de Portugal no grupo dos 64.ºs (clicar) mais dez (7 + 3) que não permitem comparações. A Taça da Liga tem nove edições e a Supertaça fica-se pelas 38, ou seja só permitem comparações, respectivamente, desde 2007/08 e 1979/80. Os campeonatos nacionais são 82 (desde 1934/35) e as Taças de Portugal registam 93 (desde 1921/22)!



Jonas
Com 7 87 minutos, 9 jogos e 70 golos em duas temporadas e uns "pózinhos" da 3.ª é um predestinado. Duas temporadas, bicampeão. com sete dezenas de golos é o 43.º melhor. Mas com mais vinte ultrapassa oito e cola-se a Simões e Luís Xavier ambos com 90. A Cardozo (198) não chegará. Nem de mota. Mesmo um ano mais novo! Mas os novos têm muito a aprender com ele.

Júlio César
A menos de um mês de completar 37 anos, com Ederson lesionado, o nosso excelente guarda-redes - ainda agora na Supertaça, entre os 30 e os 75 minutos foi ele a desenrascar os buracos que a equipa abria - temos aqui um professor para ensinar muito e bem aos mais novos.

Pizzi
Tal como Jonas e Júlio César chegou em 2014/15 e continua a mostrar que é indiscutível no flanco direito, à frente de Nélson Semedo ou André Almeida. Ainda sabe fazer de médio centro fechando o jogo ao adversário. Os candidatos ao seu lugar que vejam os vídeos.

Fejsa
Um portento. Se debelar as crónicas lesões o "Glorioso" tem aqui um dos melhores médios-defensivos do Mundo. Sabe ser quinto defesa (ou terceiro central) e ainda andar a varrer o meio-campo qual pulmão incansável a saber estar no sítio certo no momento adequado. Aquele carrapito não engana.

Mitroglou
Este grego é tramado. Já disse à minha filha. Sabes quando comecei a sentir-me velho? Foi quando começaram a jogar enormes futebolistas no "Glorioso" mais novos do que eu! É este o caso em relação a ela. Mais novo 39 dias do que ela! Como é que eu não hei-de de estar ainda mais velho. Isto já vai na segunda leva. Embora o futebolista que fez de mim velho tenha sido o Álvaro Magalhães, ao ser 74 dias mais novo do que eu. Para já não falar do puto Maradona nove dias mais novo. E a jogar muito mais. Essa é que é essa. Mitroglou com 26 golos em 3 244 minutos marca um golo, em média a 125 minutos. Vamos lá baixar isto para os 120! Acima disto é pouco mais que vulgar. O Jonas é um a cada 101! Aprende!

Lindelöf
Ora aqui está o substituto de Luisão quando este usar bengalinha. Vá lá Lindelöf. É preciso fazer mais do que no último jogo. Até o "velhote" jogou mais do que sua excelência mais um sueco À Benfica (Stromberg, Thern, Schwarz e Magnusson).

Nélson Semedo
Precisa de fazer muito mais e deixar os tiques de vedeta para as consolas video. Estava um expert ao meu lado, na bancada, em Aveiro que passou o jogo a "tratar-lhe da saúde"!

Grimaldo
Bom do meio-campo para a frente, razoável da linha central para trás. Grimaldo não te esqueças que és defesa! Primeiro defesa, depois o que quiseres ser!

André Horta
Pouco pela zona central, muito refugiado nos flancos, em particular junto a Pizzi. Desabrocha Horta!

Cervi
Deixa lá o Chuky e faz o que fizeste no último jogo. Vais partir muito rim (futebolistas adversários), estômago (adeptos adversários) e neurónios (dirigentes adversários). Mas é mais fácil chegar ao topo que manter-se por lá!

Salvio
Muita experiência. A caminho da sexta temporada que podia (e devia) ser a sétima. A sair do banco ou no onze inicial este é daqueles que não pode ser transferido. Gastem menos dinheiro em gorduras desnecessárias e supérfluas na "Estrutura" que não joga e por vezes só empata. E assim ele já pode (e deve) ficar.

Samaris
Eu gosto dele. Além de ser bonito, fazendo as delícias das nossas mulheres, ainda joga. É inconstante, umas vezes mais, outras menos. Em 2016/17 é para se afirmar. Ou vai de vela!

Raúl
O senhor 22 milhões - metade vale dez e outra vale 12, mas nunca sei qual é a metade que vale mais. Continuamos à espera daqueles golos que valem muito mais que os actuais doze, ou seja, um golo a cada 155 minutos. Isto são cifras à equipas riscadinhas de pijama ou metralhas. mas que continue a marcar os "decisivos". As cifras (quantidade) não podem esconder a realidade (qualidade e momento certo)!


O que aí vem...
Falta encaixar as jornadas da Liga dos Campeões. E esta temporada é para chegar às meias-finais da dita que já vai na 62.ª edição. É que 1989/90 - últimas meias-finais - começa a ficar muito longe! O meu filho ainda nem sequer era nascido.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (JULHO / SETEMBRO)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local

J
U
L
H
O
03
DOM
06
QUA
10
DOM
14
QUI
E 0-0 (E 3-3; gp)
Torneio Algarve
Faro/Loulé
15
SEX
16
SÁB
V 4-0
Torneio Algarve
Faro/Loulé
20
QUA
D 0-1
Particular
Sheffield
23
DOM
24
SEG
V 2-0
Particular
Altach/Áustria
27
QUA
E 1-1 (D 5-6; gp)
IX Troféu Eusébio
SLB
31
DOM
D 2-3
Particular
Lumiéres
A
G
O
S
T
O
03
QUA
07
DOM
V 3-0
Supertaça
Aveiro
10
QUA
13
SÁB
CD Tondela
Primeira Liga.01
Fora/Tondela
17
QUA
21
DOM
Vitória FC Setúbal
Primeira Liga.02
Casa/ SLB
24
QUA
27
SÁB
CD Nacional
Primeira Liga.03
Fora/ Choupana*
31
QUA
S
E
T
E
M
B
R
O
04
DOM
Jogos das Selecções
07
QUA
Jogos das Selecções
11
DOM
FC Arouca
  Primeira Liga.04
  Fora/Aveiro**
14
QUA
Liga Campeões.01
?
18
DOM
SC Braga
Primeira Liga.05
Casa/ SLB
21
QUA
25
DOM
GD Chaves
Primeira Liga.06
Fora/ Chaves
28
QUA
Liga Campeões.02
?

NOTA: * Fortes probabilidades de poder ser adiado para data incerta; ** Apenas uma possibilidade

Carrega Benfica

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: