SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 agosto 2016

Sete Pontos

28 agosto 2016 1 Comentários
FOI MAIS DIFÍCIL A VITÓRIA DO QUE O RESULTADO (3-1) DEIXA INDICAR.



1-0 em autogolo. Golo-rioso 12 910


2-1 por Carrillo. Golo-rioso 12 911


3-1 por Raúl. Golo-rioso 12 912


Está conseguido o mais importante. Uma vitória e os correspondentes três pontos. Num clube como o "Glorioso" as exibições nunca são acessórias mas sempre essenciais embora secundárias. Principais são os pontos. Os títulos conquistam-se com muitas vitórias, poucos empates e escassas derrotas,  ou seja pontos, e não com júri a atribuir notas de qualidade de exibição. Embora jogando bem fica-se sempre mais próximo de vencer. Porque se domina o jogo. E para nós, adeptos, dá-nos mais tranquilidade pois vemos o Benfica mais próximo do êxito.

O "Glorioso"
Apesar de jogar o necessário dá a sensação que a equipa está pouco confiante jogando naquilo que nós adeptos chamamos "aos repelões". É tudo em esforço. E vale este para conseguir os golos, as vitórias e os pontos. Agora é preciso mais trabalho e jogo colectivo para conseguir fazer uma temporada À Benfica, sem sobressaltos até porque o grupo na Liga dos Campeões vai ser exigente pois não há nenhum emblema, entre os quatro, que seja nitidamente mais fraco que os restantes três clubes. Isto para nem falar no campeonato onde o Benfica vai ter a habitual concorrência do Sporting CP e do FC Porto, para além de outros jogos difíceis, em terreno alheio, como em Braga e em Guimarães, por exemplo. O Benfica - o colectivo - precisa de apresentar-se com a "leveza" com que se fazem os Campeões.

CD Nacional Madeira
Lutou sempre com lealdade, à procura do melhor resultado. Só se deu por vencido - mesmo a jogar em inferioridade numérica, nos últimos dez minutos - quando sofreu o terceiro golo. Adversários destes valorizam mais as vitórias. Embora isto seja agradável de dizer no final de um jogo em que a vitória foi gloriosa. 

Já vi tanto no Futebol
Mas mesmo assim fiquei surpreendido quando depois de ver o jogador - Aly Ghazal - do CD Nacional bater com a cabeça no chão assisti a uma dupla substituição em que o futebolista não foi substituído... Já nos últimos dez minutos caiu no relvado deixando o seu clube reduzido a dez jogadores. Espero que esteja tudo bem com ele!




Arbitragem
Esteve bem. Só vi um erro. Ainda na primeira parte perdoou um cartão amarelo a um futebolista do CD Nacional que impediu uma jogada do Salvio que seguia em "flecha" rumo à baliza do CD Nacional. É que depois não manteve o mesmo critério de fazer um primeiro aviso. Os quatro cartões amarelos aos Gloriosos Futebolistas justificam-se pelo excesso provocado pela ansiedade de chegar ao golo. Com a equipa "pesada" o resultado é muitas vezes entradas "fora de tempo" que mesmo sem serem intencionais são violentas para a integridade física dos adversários. Num lance na grande-área do Benfica esteve bem em não admoestar o jogador do CD Nacional com cartão amarelo, pois ele não simulou uma grande penalidade. Sofreu uma carga de ombro (por isso legal) de Lindelöf, ainda que o nosso futebolista tenha de ter em atenção que o braço junto ao corpo do adversário possa dar origem a interpretações que uma fotografia (imagem parada) possa suscitar ser uma falta que não existiu.



Fejsa e Pizzi
Fejsa está a ser o melhor futebolista do "Glorioso" neste início de temporada o que não é bom! Num clube como o Benfica que por ser de conquistas apresenta equipas equilibradas - essencialmente, cinco defendem mais e outros cinco atacam mais - o melhor numa época tem de ser um dos que atacam! Episodicamente, num ou outro jogo podem-se destacar um dos cinco que defendem ou mesmo o guarda-redes, mas tem de ser excepção, nunca a regra. Isto também mostra como o Benfica tem muito para melhorar! Embora os Benfiquistas acreditem que o Benfica tem todas as condições para fazer deste Benfica 113 (2016/17) um Benfica inolvidável conseguindo aquilo que antes não foi conseguido. Conquistar quatro edições consecutivas no campeonato nacional.
Pizzi merece o meu apoio. Em alta competição é muito difícil um futebolista conseguir boas exibições numa posição que não é aquela onde se sente mais à vontade, porque é onde pode colocar em campo as suas qualidades. Um destro jogar na ala esquerda deve ser complicado. Mas ele nunca desistiu nem se escondeu. Como adepto só tenho de agradecer. Fazer a vénia. Não porque tenha feito um bom jogo, mas pelas razões apontadas, dificilmente o faria. Mas foi útil, muito útil, tacticamente, ou seja, a defender a equipa do contra-ataque adversário. A minha vénia.

Muito caminho para caminhar
Ainda agora começou. Faltam muitas jornadas e todos os jogos das restantes competições. Cá estaremos para que eles nunca se sintam sós. Mas no Benfica nunca se deve meter a cabeça na areia. Há que melhorar. Nós somos Águias, não somos avestruzes. Em três jornadas só houve um percalço. Mas ainda há muito campeonato para o colmatar. Vai ficar como uma excepção. Acredito!

TEMPORADA 2016/17
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
10 (56)
5
3
2
18
7
Primeira Liga
3 (31)
2
1
-
6
2
Liga dos Campeões
0 (13)
-
-
-
-
-
Taça de Portugal
0 (7)
-
-
-
-
-
Taça da Liga
0 (5)
-
-
-
-
-
Supertaça
1
1
-
-
3
0
Torneios
2
1
1
-
4
0
Troféus
1
-
1
-
1
1
Particulares
3
1
-
2
4
4
 NOTA: Entre parêntesis a previsão de jogos que faltam disputar em 2016/17

O que aí vem...
Uma paragem que vai ser aproveitada para “arrumar” a equipa, pois o jogo frente ao FC Arouca deve ser, teoricamente, o mais difícil de todos aqueles que o Benfica disputou neste 83.º campeonato nacional.

 CALENDÁRIO DE JOGOS (JULHO / SETEMBRO)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local


J
U
L
H
O
03
DOM
06
QUA
10
DOM
14
QUI
E 0-0 (E 3-3; gp)
Torneio Algarve
Faro/Loulé
15
SEX
16
SÁB
V 4-0
Torneio Algarve
Faro/Loulé
20
QUA
D 0-1
Particular
Sheffield
23
DOM
24
SEG
V 2-0
Particular
Altach/Áustria
27
QUA
E 1-1 (D 5-6; gp)
IX Troféu Eusébio
SLB
31
DOM
D 2-3
Particular
Lumiéres
A
G
O
S
T
O
03
QUA
07
DOM
V 3-0
Supertaça
Aveiro
10
QUA
13
SÁB
V 2-0
Primeira Liga.01
Fora/Tondela
17
QUA
21
DOM
E 1-1
Primeira Liga.02
Casa/ SLB
24
QUA
27
SÁB
V 3-1
Primeira Liga.03
Fora/ Choupana
31
QUA
S
E
T
E
M
B
R
O
04
DOM
Jogos das Selecções
07
QUA
Jogos das Selecções
10
SÁB
FC Arouca
  Primeira Liga.04
  Fora/Aveiro*
13
TER
Besiktas JK
Liga Campeões.01
Casa/ SLB
18
DOM
SC Braga
Primeira Liga.05
Casa/ SLB
21
QUA
25
DOM
GD Chaves
Primeira Liga.06
Fora/ Chaves
28
QUA
SSC Nápoles
Liga Campeões.02
Fora/ Nápoles
NOTA: * Apenas uma possibilidade

Vamos Benfica!


Alberto Miguéns
1 comentários
  1. Mas que marcador tão catita! Parabéns pela originalidade (presumo do "Eu Visto de Vermelho e Branco")

    Boa vitória. Mas é preciso melhorar muito

    Como se viu hoje o SCP está com força e com um ambiente de histeria mediática. Tudo parece força mas já se viu isto noutros campeonatos.

    Há que ter sabedoria, resiliência, competência e talento. Há que ter confiança na nossa equipa.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: