SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 fevereiro 2017

Em Defesa de André Almeida

02 fevereiro 2017 1 Comentários
NESTE TEXTO O TÍTULO É ENGANADOR. O TÍTULO QUE VERDADEIRAMENTE INTERESSA É O TETRA E SEIS.


Mas André Almeida será dado como exemplo.

“Mexidas” em Janeiro
Considero que o plantel ficou mais “fraco” com a saída de Guedes e Danilo. Mas ainda assim suficiente para conquistar o título n.º 36. Mas está mais difícil por motivos óbvios. Antes do jogo com o Boavista FC, o “Glorioso” tinha uma vantagem de seis pontos para o segundo lugar. Três jornadas depois, após esse empate e uma vitória, ambas as jornadas na "Catedral", além da deslocação a Setúbal, temos um de avanço.

26 GLORIOSOS DO PLANTEL 2016/17
(clicar em cima da imagem para obter melhor visualização)
NOTA: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente não utilizado; Convocado não utilizado; L - Lesionado; NC – Não convocado; NI – Não inscrito; AA – Suspenso por amostragem de cartão vermelho (duplo amarelo)/expulsão; A – Assistências para golo; G – Golos; Pedro Pereira e Filipe Augusto têm vários jogos efectuados em 2016/17 nos clubes de onde foram transferidos para o “Glorioso”; Jogadores não inscritos na Liga dos Campeões

Guedes/Danilo/Celis versus Hermes/Pedro Pereira/Filipe Augusto
Não questiono se a “Operação Guedes” foi boa ou má em termos financeiros. Nunca o faço. São assuntos da SAD e eu apesar de pequeno accionista (100 acções) não me interessa olhar para o Benfica por esse prisma. O dos activos. Prefiro olhar para os futebolistas, mas confio em quem tem a responsabilidade de fazer os negócios, pois não sou ingénuo. Só pode existir um Benfica competitivo, no actual futebol global, havendo transferências por valores elevados de jogadores do plantel. Vamos aos aspectos que me dão prazer escrever...Benficando. Então vamos Benficar!
Guedes foi um futebolista fundamental para o SLB “ganhar avanço” pois foi o único avançado, entre quatro, que resistiu às lesões e cumpriu o suficiente. Mesmo agora com Jonas “em baixo” (pouco eficaz) Guedes continuaria a ser importante. Guedes não tem (ou ainda não tem a classe de Jonas frente à baliza com uma bola) mas consegue fazer muito do trabalho “sem bola” em que Jonas é mestre. Neste aspecto é o mais semelhante a Jonas.
Danilo pareceu-me um futebolista mal aproveitado para poder fazer descansar Pizzi com André Horta muitas vezes afastado por lesão. Mas eu só comento de “longe”, pois não sei – e ainda bem - o dia-a-dia do “grupo de trabalho”.
Celis pareceu-me sempre um futebolista com poucas possibilidades de ser útil. É daqueles jogadores sul-americanos que precisa de mais tempo para se adaptar a um futebol europeu mais veloz e disciplinado (em táctica e arbitragem).


Que Filipe Augusto seja do calibre daquele rapazinho com equipamento mais elegante (sem riscas). Ficamos bem. Muito bem. Bem Fica!

Pensei que as substituições/reforços viessem da Equipa B
Entre Aurélio Buta, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Guga Rodrigues e o prodigioso João Carvalho apostaria neles. Mas na Benfica SAD a decisão ou decisões foram outras. Que tenham sucesso. Eles é que são profissionais e especialistas.
Hermes/Pedro Pereira/Filipe Augusto nem sabia que existiam até serem agora para mim quando vestirem o “Manto Sagrado” os “mais-que-tudo”. Espero que tenham todo o sucesso possível e imaginário. Mas serem “desconhecidos” não é “defeito deles, é meu” pois não ligo aos outros futebolistas. Só para verem onde a minha ignorância chega para lá do “vermelhão”. Quando Aimar foi contratado eu nem sabia que existia. Melhor...ouvia citar o nome mas não sabia que era um fora-de-série!!!!! E actualmente considero-o um dos 50 melhores de sempre do Benfica, entre os 1138 que já vestiram o nosso vermelho-e-branco. E já tinha classe – e até mais fulgor físico – antes de vestir o “Manto Sagrado”. Por isso não vou falar do que não domino. Prefiro escrever acerca do que sei ou penso que sei!

André Almeida
Leio e ouço muitas críticas a André Almeida mas considero-as, do meu ponto de vista, injustas. O que não quer dizer que não respeite opiniões contrárias. Não é um “virtuoso da bola” mas o Benfica também foi feito com futebolistas desta estirpe. Alguns até foram Campeões Europeus. Antes quebrar que torcer. Neste aspecto é dos jogadores mais “À Benfica” do plantel. Por diversas vezes, nas minhas “croniquetas após ou antes dos jogos” mostrei preocupação com a quantidade de jogos completos consecutivos que ele estava a fazer. Foram treze, com dez à esquerda e três à direita. Foi “pau para toda a obra”. À esquerda ou à direita (para fazer descansar – e bem - Nélson Semedo). Nunca percebi porque houve a possibilidade de Lindelöf ser utilizado à direita mas foi para a bancada ou nem convocado foi.

UTILIZAÇÃO DE ANDRÉ ALMEIDA
(DE – DEFESA ESQUERDO/ DD – DEFESA DIREITO)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local

D
E
Z
E
M
B
R
O
02
SEX
70’
Primeira Liga.12
Fora/Funchal
06
TER
DE
  Liga Campeões.06
  Casa/ SLB
11
DOM
DE
  Primeira Liga.13
  Casa/ SLB
14
QUA
DD
Taça Portugal. 1/8
Fora/ Restelo
17
SÁB
DE
Primeira Liga.14
Fora/ Estoril
21
QUA
DE
Primeira Liga.15
Casa/ SLB
25
DOM
NATAL
29
QUI
DE
Taça da Liga. 01
Casa/ SLB
J
A
N
E
I
R
O
03
TER
DD
Taça da Liga. 02
Casa/ SLB
07
SÁB
DE
Primeira Liga.16
Fora/ Guimarães
10
TER
DE
Taça da Liga. 03
Fora/ Guimarães
14
SÁB
DE
Primeira Liga.17
Casa/ SLB
18
QUA
DE
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
DE
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
DD
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
72’
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
NOTA: Em 2 de Dezembro (DE) foi substituído, aos 69:35, por Raúl, devido à desvantagem (1-2) no marcador desde os 68:10; Em 30 de Janeiro (DE) foi substituído, aos 71:52, por Carrillo, devido à desvantagem (0-1) no marcador desde os 20:14

Posso estar enganado
Mas vendo o modo como o Benfica joga os futebolistas que necessitam de mais “protecção física” são o médio-ofensivo (geralmente Pizzi) e os dois laterais, além do médio-defensivo (geralmente Fejsa) pois é a sua acção conjugada que permite “abafar” os adversários junto à sua grande-área.


Rui Vitória
Tem crédito para chegar ao TETRA. Se conseguiu recuperar em 2015/16 sete pontos para conquistar o TRI não acredito que com seis de avanço, em 2016/17, conseguindo superar as contrariedades das lesões em futebolistas pilares da equipa, não consiga ser Campeão Nacional. Será um dos primeiros obreiros. Um dos principais. Será um "campeonato conquistado em harmónio" mas o que "ficará para a história" é o 36.º! Cometeu erros como todos os profissionais que têm de tomar decisões. E vai errar mais vezes porque é um Ser Humano. Quantas vezes já não errei. Não errámos. Todos temos dias maus. Até eu aqui no blogue (embora seja uma "brincadeira" comparada com conduzir um plantel de milhões). Que seja até final de 2016/17 o Rui Vitória que nos encheu de orgulho até aqui! Acredito que acertará muito mais vezes em relação aos pequenos deslizes que terá!

Os próximos três jogos fundamentalíssimos
O "Glorioso" tem de aproveitar estes três jogos consecutivos na "Catedral", com o carinho de todos nós, para recuperar a alegria de jogar. Adquirir essa "Insustentável Leveza do Ser" que torna fácil o que parece difícil. Precisamos de ver a equipa alegre, a gostar de marcar e abraçar. Somando os três pontos ou passando mais uma eliminatória. São três jogos que têm de ser transformados em «jogatanas». Ganhar balanço no início de Fevereiro para o "assalto final" em Março, Abril e Maio. Ainda não vi falta de empenho nos insucessos, mas apenas cansaço, más decisões e não acreditar. O "Manto Sagrado" é vermelho. É alegria. Vamos rapazes com o "fogo sagrado". Rumo ao(s) sonho(s) de Maio!

CALENDÁRIO DE JOGOS EM FEVEREIRO/MARÇO.2017
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
F
E
V
E
R
E
I
R
O
01
QUA



05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB
08
QUA



10
SEX
FC Arouca
Primeira Liga.21
Casa/ SLB
14
TER
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Casa/ SLB
19
DOM
SC Braga
Primeira Liga.22
Fora/ Braga
22
QUA



24
SEX
GD Chaves
Primeira Liga.23
Casa/ SLB
M
A
R
Ç
O
01
QUA
GD Estoril Praia
Taça Portugal. ½- 1.ª
Fora/ Estoril
04
SÁB
CD Feirense
Primeira Liga.24
Fora/ Feira
08
QUA
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Fora/ Dortmund
13
SEG
CF “Os Belenenses”
Primeira Liga.25
Casa/ SLB
15
QUA



18
SÁB
FC Paços de Ferreira
Primeira Liga.26
Fora/ P. Ferreira
22
QUA

Jogos das Selecções
26
DOM
29
QUA
NOTAS: A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal realiza-se em 5 de Abril de 2017. Esta data tal como a da primeira mão (1 de Março) continuam provisórias

Acredita Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL (às tantas da matina): Parece incongruente. O plantel estar mais fraco (e o tempo futuro será o melhor juiz podendo desmentir-me inapelavelmente) mas mesmo assim, o SLB conquistar o 36.º título. Mas não é. As dificuldades poderão é ser maiores. Para mim, em termos dos 26 futebolistas no seu conjunto, até à saída de Guedes, Danilo e lesão grave de Grimaldo - este foi o melhor plantel (repito de 26, não de onze ou dos 16 melhores) - de sempre do Benfica. 
Em relação aos outros candidatos:
1. O Benfica é líder (no início da segunda volta);
2. O Benfica recebe na "Catedral" o segundo classificado;
3. O Benfica tem um calendário mais favorável na segunda volta;
4. O Benfica tem (mesmo assim) o melhor plantel - resolvendo o sistemático número elevado de lesionados - em termos de conseguir reunir sempre 18 melhores futebolistas que os outros;
5. O Benfica tem melhor equipa técnica;
6. O Benfica tem um presidente que é muito mais novo que um dos outros (o único com melhor palmarés mas conseguido noutras condições) e tem mais experiência que os restantes;
7. O Benfica tem o estádio com melhor ambiente/dimensão;
8. O Benfica tem futebolistas tri, bi e campeões com experiência para não desanimarem nem deixarem iludir-se; 
9. O Benfica tem capacidade (não se deixando embalar...) para dizer "Basta!" quando for necessário não permitindo que o título se resolva fora de campo;
10. O Benfica é o BENFICA! (esta até suplanta as outras nove premissas juntas)

1 comentários
  1. Saudações Benfiquistas!
    Parabéns pelo Blog que já sigo à alguns anos!
    Concordo com maioria do artigo! Mas sem querer arranjar desculpas Isto está começar ficar como nos anos 90 até 2005/6 onde árbitros iam pedir conselhos matrimoniais a casa de presidentes de futebol nas vésperas de jogos! :)
    Quero dizer com isto que quando Benfica está forte a roubalheira para aos 2:0 mas quando está um pouco mais embaixo o q e normal ou apanha um adversário mais motivado ou em forma qq pormenor conta!
    A pressão sobre senhores do apito resulta e está começar dar frutos!
    Temos que ser mais fortes que isso pois o Tetra é muito importante! E juntos seremos campeões! Direcção equipa e adeptos! Não necessariamente por esta ordem pois o Benfica é um só! Somos todos nós!
    Abraço e uma boa noite!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: