SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 setembro 2017

A Coisa Menos Importante

09 setembro 2017 0 Comentários
DO MAIS IMPORTANTE (FUTEBOL) DAS COISAS MENOS IMPORTANTES DA VIDA. A ESTATÍSTICA DOS JOGOS.



Que falta de tudo. Jeito, noção, rigor e respeito. Pelo jogo, pelos futebolistas e pelas estatísticas.

Para ficar com tempo livre para acompanhar o jogo de Andebol, não tendo ontem oportunidade de ver, em directo, o jogo da Equipa B decidi, antes de ver a gravação na BTV, passar pelos portais da LPFP (clicar) e do zerozero (clicar). Embora sabendo que não são de confiar sempre dava (e deu) para fazer as anotações dos minutos (golos, substituições e amostragem de cartões). Assim estaria já preparado para anotar as mudanças. 


 Claro que quem acompanha os jogos da Equipa B (e tem os números dos futebolistas decorados) percebe desde logo que o gráfico oficial da Liga está aldrabado. Depois as imagens são inequívocas: Pedro Amaral (60) é defesa-esquerdo e o n.º 16, Kalaica (lê-se Calaícha) é o defesa-central do lado direito. Ou seja devia ser: 78, 16, 97 e 60. O meio-campo e linha avançada é uma trapalhada, com o facto mais relevante: Willock (24) jogou à frente de Pedro Amaral (60), ou seja, do lado esquerdo e não na ala direita, à frente de Alex Pinto (78).




Organizem-se:

1. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar o 1-0 aos 16 minutos? Viram outro jogo!


2. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar a primeira substituição aos 72 minutos? Viram outro jogo!


3. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar a terceira substituição aos 84 minutos? Ainda nem aos 83:30 tinha chegado. Viram outro jogo!



4. Como é que acertaram na segunda substituição? Até porque deviam ter considerado 81 minutos quem sabe 82 minutos! Pois Thabo Cele já entrou em campo aos 80:02. Milagre! 


Mesmo com transmissões televisivas é grotesco como cada um decide o que quer sem qualquer critério. Assim não é estatística. É um monte de números.

É evidente que são pormenores. O essencial na estatística dos jogos em qualquer modalidade é, por que fundamental:

Resultado;
Adversário;
Competição;
Campo;
Data.

Depois (ainda muito importante):

Constituição da equipa;
Marcadores dos golos;
Ordem da marcação dos golos;
Substituições.

Segue-se (ainda importante):

Minutos dos golos, substituições e expulsões;
Admoestações com cartões amarelos.

Acessório:

Tipo de golo;
Assistência para golo;
Minutos dos cartões amarelos.

E estamos a falar de haver pouco cuidado no tempo em que há jogos gravados com imagens cronometradas ao segundo! Agora imagine-se quando começamos a recuar no tempo.

Era bom que se dessem ao respeito

Alberto Miguéns

NOTA: Se considerarmos a Equipa B como continuação da anterior categoria de Reserva e antes desta da 2.ª categoria o jogo de ontem (sexta-feira) foi o 4 322.º. Menos jogos que a Honra (5218) mas mais que o Hóquei em Patins (4 287.º com vitórias e derrotas por falta de comparência) e o Basquetebol (4 029.º).

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: