SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 novembro 2017

Sete e Meio III: O Paradoxo de "O Benfica" Sem Causas Nos Anos...60

30 novembro 2017 3 Comentários
OS ANOS 60 FORAM PARA O CLUBE OS ANOS DOURADOS MAS PARA O JORNAL NEM TANTO. ANTES PELO CONTRÁRIO...

O jornal passou por dificuldades pois todos os outros jornais passaram a "fazer-de-ser do Benfica" tentando aproveitar a maré vermelha pelo facto do Benfica ter o melhor plantel de sempre e dar a Portugal (e a todos os portugueses) o melhor Clube da Europa e o segundo melhor do Mundo, quase igualando o Santos FC Pelé!

Paulino Gomes Júnior II
Ainda sob o signo do Mestre há uma mudança significativa no "cabeçalho" encetada já os anos 50 tinham dobrado a metade. Passou-se deste (com 209 números editados) para o seguinte (que seria rosto de 361 jornais):




Presidente Fezas Vital
A política do futebol bem como todo o envolvimento associativo "queimava". Para ninguém sair chamuscado o próprio presidente da Direcção assume a direcção de "O Benfica" durante 28 números sempre considerando-se interino. Também não havia outro modo de o ser...





Afonso Botelho
Finalmente um Benfiquista da confiança da Direcção do SLB assume a direcção do jornal durante quarenta edições. Quando mudou a Direcção (por vontade dos associados) mudou o director. Antes o editorial do Benfiquista Afonso Botelho. Hoje não acredito que haja algum benfiquista que consiga definir melhor o que é Ser Benfiquista (tendo sempre por referência o que era Portugal em plena Guerra Colonial) como ele tão bem escreveu. Uma lição para os benfiquistas das vitórias. Uma lição eterna. 


E foi ainda com Afonso Botelho que se publicou esta "sobremesa" com 48 páginas e cabeçalho para os próximos 30 números. Muito pouco para tanta qualidade gráfica.



Presidente Adolfo Vieira de Brito
E lá teve que ser novamente o presidente da Direcção a assumir a direcção do jornal, durante 28 edições. Tempo suficiente para alterar o cabeçalho!



Roman Navarro, o interino
Sem muita vontade - por obrigação Roman Navarro, que regressaria ao dirigismo com a presidência de Vale Azevedo - foi responsável, interino, pela publicação de nove escassos números.


Paulino Gomes Júnior (Parte III)
Pela terceira vez na direcção do Semanário este regressou aos anos 50 (o cabeçalho está bom de ver). Ao "seu" cabeçalho"! De Paulino Gomes Júnior!


Lourenço Gago
Eis outra grande figura da Oposição ao salazarismo na direcção do jornal do Clube. Impensável em plena Guerra Colonial. Que clube era este que parecia "escolher a dedo" figuras que não agradavam ao Regime. Joaquim Lourenço Gago estaria com José Magalhães Godinho na fundação do Partido Socialista, da Alemanha Ocidental, em 19 de Abril de 1973. Não acredita?! Clique para quem sabe do assunto.


Carlos Vieira de Carvalho
"Braço direito" do comendador Adolfo Vieira de Brito e um Benfiquista de elevado quilate que soube passar a texto muitas estórias e História do Clube. Um exemplo, a par de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva, para quem gosta de Benficar com a Gloriosa História. Os 99 números seguintes foram por si superiormente dirigidos.

"O Benfica" e as suas gralhas. Não vive um sem as outras. É evidente que em 28 de Novembro de 1967 assinalou-se o 25.º aniversário (e não o 26.º!)

Baptista Rosa
O engenheiro Abreu Rocha não perdoava. Direcção e editor novo toca de regressar ao "cabeçalho" da Taça Latina. Em 1969 como se 1950 fosse ontem! Baptista Rosa vai ser um dos directores mais marcantes do Semanário estabilizando definitivamente a coerência do órgão de imprensa do Clube, interpretando a modernidade (embora não pareça) e lançando as raízes para os Anos 70. Foram 126 números editados. Com contenção de custos exigidos por essa figura única no dirigismo desportivo português. O senhor Marquês!

Quando se lê/vê estas páginas destes jornais e os nomes dos candidatos (mesmo derrotados) pelos associados nos actos eleitorais é que se percebe - em termos de Benfiquismo - como o Clube evoluiu para pior. E nem era o "Mundo Perfeito"! É cá uma diferença. Abysmal (Segundo as Normas Ortográficas anteriores a 1911)

Para se quantificar as dificuldades é só comparar. Até aos Anos 60 cinco directores editaram 1071 jornais. Para editar os 442 números seguintes houve...oito directores!

Continua lá pelas dez e meia onze e tal...


Alberto Miguéns
3 comentários
  1. Uma visão global, sabedora, rica e profusamente documentada da História do nosso Jornal. Maravilha. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e obrigado pelo que dá ao Benfica e aos Benfiquistas todos os dias.
    Tenho muita pena que o Benfica não o queira dentro do clube a trabalhar em sua defesa.
    Talvez um dia...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: