SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 outubro 2017

Talvez os Piores Estatutos de Sempre

10 outubro 2017 5 Comentários
COMO ESTÁ PREVISTO EM BREVE COMENTAR (E PROPOR ALTERNATIVA) A ALGUNS ARTIGOS DOS ACTUAIS ESTATUTOS.



Aqui ficam digitalizados os actuais Estatutos, pois têm sido solicitados por, pelo menos, sete leitores deste blogue. E depois um comentário global.





O SLB já teve os Estatutos revistos 14 vezes: 1918, 1923, 1932, 1940, 1947, 1958, 1962, 1967, 1977, 1981, 1985, 1989, 1996 e 2010. Além de diversas (mais de vinte) revisões parciais de alguns artigos. Os primeiros em 1912 - até aí havia normas manuscritas em acta da assembleia geral em 1908 - e os últimos em 2010. Considero estes os piores de todos. Mesmo um retrocesso autocrático em relação a Estatutos publicados durante o Estado Novo. Além disso seria normal pensar que quem os elaborou tivesse lido todos os outros para perceber a Ética e Ideal do Clube. Nada disso. «Patobravismo» no seu pior. Em breve explicarei o porquê desta opinião.

Até lá!

Alberto Miguéns 

NOTA: Como é evidente a "culpa" destes Estatutos - embora mal concebidos por uma "Comissão" que foi mais comichão - é da assembleia geral (AG) e sendo esta da responsabilidade dos associados é de todos e de cada um. Eu incluído que por trabalhar à noite em 2010 fiquei impossibilitado de estar presente. Por diversas vezes utilizei um dia retirado do período de férias para estar presente em AG's mas neste dia (uma sexta-feira) se faltasse, devido a compromissos, só com atestado médico ou sujeito a processo disciplinar. O que não me iliba da responsabilidade que tive. Um/80 mil-avos segundo creio, por serem os associados com direito a voto e aprovados, segundo me disseram, por 183!



NOTA2 (Adenda às 22:27) para satisfazer o pedido num comentário:



5 comentários
  1. Não haverá artigos que podem ser considerados inconstitucionais?
    Como a votação das Casas. É um pouco como se os presidentes das juntas de freguesia ou dos serviços municipais votassem para eleição do presidente da Câmara.

    ResponderEliminar
  2. Pois, mea culpa, mais um "culpado" destes anquilosados estatutos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto, Grande Benfiquista:

    Obrigado pelo trabalhão, de postar os Estatutos do Glorioso.

    Aproveito para lhe pedir um favor: É possível, postar a parte do Regulamento que diz respeito às características obrigatórias do Nosso Emblema?
    É que quase tenho sido insultado por alguns (nem sei como os devo alcunhar...), por eu me insurgir contra o pseudo-emblema que as Nossas Equipas têm quando envergam aquela "gabardine" cinzenta, que até me arrepia de náusea.

    Muito obrigado, desde já.

    Abraço e

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Caro

    Vou fazer uma adenda como NOTA 2.

    Saudações Gloriosas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: